terça-feira

SuperDeus #01 de 05 (2009)

 

SuperDeus #01 (2009)

A idéia de que homens voadores irão nos salvar está totalmente errada na nova mini-série de Warren Ellis. Muito pelo contrário, eles irão nos exterminar.
Superdeus é uma mini-série em 5 edições da Avatar Press que tem a arte interna realizada por Garrie Gastony (Caliber) e capas do brasileiro Felipe Massafera e apresenta um cenário apocalíptico no qual o comportamento auto-destrutivo do ser humano e sua necessidade em ter divindades para adoração chocam-se e apresentam consequências devastadoras. Warren Ellis desenvolveu uma obra prima, lidando e provocando pensamentos e conceitos complicados, ele conseguiu se entrelaçar temas religiosos, políticos e sociais, com elementos de ficção científica perfeitamente. Uma tarefa que, não é exatamente fácil de realizar.

A série parece abordar a necessidade sempre presente do ser humano de buscar algo maior que ele para suprir o medo de estar sozinhos no universo. “Os humanos vêm modelando seus deuses com suas próprias mãos desde a aurora de nosso tempo na Terra“, continuou o escritor em sua introdução. “Imagens de fertilidade, ídolos de bronze, vastos riscos de giz, esculturas, mitos, lendas, escritores de ficção cientítica criando religiões de ficção científica. Não é preciso um salto muito grande para imaginarnos fabricantes de armas nucleares e de aceleradores de partículas voltando sua atenção para essa antiga necessidade do homem“.

Nesta obra os seres humanos são fabricados como armas em uma corrida armamentista e, assim como na produção de qualquer armamento, esta operação está sujeita a acidentes. “Em Superdeus, diz Ellis, uma dessas criaturas fica irregular, e o que ela faz é totalmente imprevisível, e mais, completamente insano visto pela perspectiva dos seres humanos – pois ela não é humana. Mesmo que ela tenha sido programada para resgatar você, ela não irá fazê-lo de uma maneia que você compreenda“.

Por fim, o escritor comenta: “Superdeus é uma divertida e curta história sobre o Apocalipse, cientistas loucos e como homens que podem voar arruinam tudo. Não recomendo a HQ para o leitor imaturo ou casual (sendo que se trata de algumas questões muito adulta,) não apenas porque sinto que deve haver uma discrepância de idade, com a HQ, mas porque eu sinto que os leitores mais novos não poderiam apreciar a profundidade e beleza do enredo."

* Como de costume Warren Ellis faz várias referências e citações de muitos assuntos e visando diminuir a quantidade de texto poluindo os rodapés da HQ e fazer uma coisa bacana, decidimos juntar todos os anexos desta HQ numa última página criando um glossário.

Lançamento: Soquadrinhos e Ndrangheta & Deck'arte 
Equipe: Maltese e Squall(tradução e adapatação) e Elicarpo (letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário