Se os fãs da série Dragon Ball ainda não sabem, já é tempo de o aprenderem...
Um dos clássicos da literatura asiática, uma das obras seminais e centrais do cânone da literatura asiática é um enorme livro intitulado Viagem para o Oeste.
Ainda que seja baseado em vários mitos, contos folclóricos, historias perdidas nas tradições, a sua recompilação por Wu Cheng-en – durante o século XVI, dinastia Ming – se tornou incontornável na aprendizagem de qualquer das artes da palavra.
No Sudoeste Asiático esse personagem mítico é conhecido por Hanuman, e já aparece no épico Ramayana, na Índia do século III, a saga do deus Rama. Na Tailândia, por exemplo, é conhecida como Ramakyen.
Já na China, na Coreia e no Japão, e conehcido como Sayukiden. Mas até à data, a versão mais conhecida, apesar de afastada do texto clássico, é de fato a série de Dragon Ball, iniciada por Akira Toriyama que explodiu em em 1985 com seu Bastão Mágico, Nuvem Voadora e Kamehameha.
Viagem para o Oeste, também conhecido no Ocidente por Macaco ou Rei Macaco, conta as aventuras de Goku o macaco... mas não um macaco qualquer, O Rei Macaco, ou que se auto-proclama rei, para meter medo em muitos, inclusive divindades, e que tem em sua companhia um monge e um porco. O objetivo da viagem é o próprio Buda... Goku, não quer ajoelhar-se perante nada nem ninguém e que se destina a matar Shaka, o próprio Buda.
As peripécias são fabulosas, desde o roubo do pilar do oceano ao rei dos mares (um dragão), a descida aos Infernos, as lutas com os deuses, a oferta da nuvem voadora, etc. Uma leitura inesquecível que demonstrará que se a tradição do fantástico é relativamente recente no Ocidente.
De fato, a versão de Terada Katsuya é a mais heavy metal do Rei Macaco. A variação de Terada leva-nos a um texto mais adulto, com bastante violência e conotações sexuais, assim como a liberdades do foro religioso que seriam impensáveis em outras versões.
Titulo: Saiyukiden Daienoh
Gênero: Ação, Fantasia, Seinen
Autor: Terada Katsuya
Ano: 1995
Nº de Vol.: 3
Tradução e Diagramação: £L!¢aRpO
Grupo: Ndrangheta & Deck’Arts
Nenhum comentário:
Postar um comentário